LTE e 5G na mineração e siderurgia incrementam o futuro dos dois setores

A área de mineração e siderurgia tem passado por fortes transformações, especialmente com a adoção da indústria 4.0. Podemos esperar mudanças significativas, com surgimento de novas soluções voltadas para sensoriamento, segurança e eficácia operacional.

Mas o que tem levado a essas mudanças e surgimento de novidades? Uma das principais é a chegada das redes privadas de Banda Larga LTE e 5G.

Conheça mais sobre elas e seu potencial disruptivo para essas indústrias a seguir!

Redes privadas LTE e 5G na mineração e siderurgia

Em primeiro lugar, precisamos entender o que são essas duas tecnologias e como elas estão envolvidas com esses setores.

A rede privada 5G é a quinta geração de internet móvel e pode alcançar uma velocidade entre 10 Gbps a 20 Gbps. Já rede privada LTE é a sigla para “Long-Term Evolution”, e é uma tecnologia de conexões móveis que proporciona velocidades de download e upload mais ágeis do que padrões mais antigos de conexões de quarta geração, podendo alcançar até 150 Mbps.

Mas afinal, o que essas tecnologias de conexão entregam para a indústria de mineração e siderurgia? Conheça mais a seguir.

Comunicação de alta velocidade

Seja a rede  LTE ou a 5G privada, ambas são capazes de proporcionar comunicações de alta velocidade no ambiente industrial. Para o setor, isso é fundamental, especialmente, para resolução de incidentes e garantir respostas ágeis, por exemplo, para parar máquinas automatizadas, a partir de um comunicado ágil com centros de controle.

Da mesma forma, isso também facilita a comunicação via rádio digital ou outras tecnologias, diminuindo problemas como legs, delays e intercorrências que podem prejudicar a troca de informações entre profissionais.

Baixa latência

Latência diz respeito ao tempo de demora entre o envio de uma solicitação digital e o momento de sua resposta. Ou seja, quanto mais baixa for a latência, significa que mais rápido foi o atendimento de uma solicitação.

Vamos a um exemplo disso na prática no setor de siderurgia. Suponha que uma máquina automatizada está apresentando indícios de falha no processo de corte de um material e a central de controle precisa parar rapidamente a máquina, para evitar o desperdício de matéria-prima.

Quanto menor for a latência, mais rapidamente a notificação de paralisação é recebida pelo sensor do equipamento e o processo é parado (sendo a resposta à solicitação). Uma fração de segundos pode fazer a diferença nesse momento.

Ambas as redes proporcionam baixa latência e conseguem aumentar tanto a produtividade quando reduzir falhas e erros no ambiente industrial.

Maior capacidade e confiabilidade

Outro diferencial de ambas as redes é a sua maior capacidade em suportar um maior número de dispositivos conectados, sem apresentar gargalos, quedas de performance ou problemas com indisponibilidade.

Isso evita problemas como quedas de conexões, sinal intermitente ou apagão de conexão. Com isso, é possível ter uma maior confiabilidade, proporcionando uma operação contínua e sem falhas.

Aplicações práticas para LTE e 5G na mineração e siderurgia

Você já viu anteriormente alguns exemplos de como a adoção das redes privadas LTE e 5G podem proporcionar avanços significativos na modernização das indústrias de siderurgia e mineração. Porém, para entender melhor essas questões, vamos trazer mais aplicações práticas a seguir. Confira a seguir.

Monitoramento em tempo real

Com velocidades maiores, é possível ter dados mais precisos e em tempo real das movimentações dos trabalhadores, veículos e equipamentos, sem delays ou falhas que podem ser decisivas na hora de resolver algum problema, especialmente de segurança.

Por exemplo, trabalhadores em mineradoras podem enviar dados da sua localização em tempo real e com maior confiabilidade. Assim, em caso de algum incidente, é possível enviar o socorro necessário o mais rápido possível, com precisão.

Automação e controle remoto

A automação é um dos principais benefícios que a Indústria 4.0 está proporcionando. Com conexões mais ágeis, é possível ter um controle remoto das máquinas com maior precisão e reduzindo custos.

Um exemplo prático disso foi citado anteriormente: a redução no tempo de resposta a uma solicitação de parada de uma máquina pode ser o diferencial para não perder matéria-prima e reduzir a perda de recursos.

IoT e sensores inteligentes

O aumento na confiabilidade da conexão e a melhoria da velocidade permite, também, que dados importantes enviados pelos sensores inteligentes facilitem processos importantes para minimizar eventuais riscos para a indústria.

Por exemplo, o sensor pode enviar dados mais ágeis e precisos sobre uma máquina, indicando mais agilmente o momento de realizar uma manutenção preditiva, conforme os dados enviados. Isso evita casos de quebras que podem prejudicar as atividades nesses setores.

Integração

As redes 5G e LTE privadas oferecem conectividade e disponibilidade visando habilitar a integração de diversas tecnologias como análise de vídeo em tempo real através de Inteligência Artificial, a Realidade Aumentada, a Realidade Virtual, Análise de Dados, Geo-localização e redes de Sensores IoT e dispositivos de automação industrial.

Seguindo as atualizações do padrão global 3rd Generation Partnership Project (3GPP) e OpenRAN, as redes privadas garantem a integração com infraestrutura e terminais de diversos fabricantes, oferecendo uma quantidade sem igual de opções de fornecedores de tecnologia, além de facilitar a integração com soluções legadas e o desenvolvimento de novas aplicações.

Impacto na produtividade e segurança

Pelas aplicações práticas, é possível ter uma dimensão de como os negócios podem se beneficiar com a adoção de conexões mais ágeis em suas atividades. Porém, vamos entender esses pontos ainda mais a fundo a seguir.

Aumento da eficiência operacional

Com dados mais precisos, é possível fazer as intervenções de manutenções quando necessário, evitando precisar interromper a linha produtiva. Com isso, é possível ter operações mais ágeis e eficientes no dia a dia.

Melhoria da segurança dos trabalhadores

O rastreamento em tempo real, em conjunto com uma comunicação mais ágil, facilita a resposta em caso de incidentes. Isso pode ser o diferencial para reduzir riscos e problemas para a integridade física dos seus profissionais.

Redução de custos

Além de reduzir custos com manutenções, o uso das redes privadas LTE e 5G nessas indústrias minimiza prejuízos com perdas de recursos e com paralisação da produção. Com isso, é possível ter operações mais eficientes e com menos perdas.

Trazer as redes privadas LTE e 5G para a indústria de mineração e siderurgia pode proporcionar impactos positivos significativos. Para isso, conte com a Kofre para trazer uma arquitetura de rede segura para a modernização do seu negócio.

Quer saber mais? Entre em contato e vamos conversar sobre o assunto.