Comunicação Crítica P25

P25, ou Projeto 25, é um conjunto de padrões desenvolvidos para fornecer sistemas de comunicação crítica digital de voz e dados, convencional e troncalizado, que sejam adequados a usuários de segurança pública e socorristas. O protocolo P25 foi desenvolvido pela APCO (Association of Public Safety Communications Officials). A APCO International é a maior e mais antiga organização mundial de profissionais de comunicação de segurança pública. Atualmente, clientes de outras verticais como Óleo & Gás, Siderurgia, Transporte, entre outros, também utilizam o sistema P25 globalmente.

O padrão P25, como protocolo aberto, permite a interoperabilidade entre vários fabricantes, o que resulta em um portfólio maior de produtos, tanto em modelos de rádios móveis quanto portáteis usados ​​pela equipe de linha de frente e também equipamentos de infraestrutura, como repetidoras e controladores centrais. A capacidade do protocolo P25 possuir vários fabricantes permite que diferentes agências se comuniquem através da interoperabilidade disponibilizada pelo sistema P25, mesmo que os clientes tenham adquirido seus equipamentos de diferentes fornecedores, haja vista que trata-se de uma arquitetura de rádio troncalizado aberto.

O sistema P25 é dividido em duas fases: a primeira FDMA, com canal de 12.5KHz e a segunda, TDAM, com canal de 12.5KHz porém, ofertando a eficiência espectral de 6.25 KHz. A solução P25 trunking digital ou convencional apresenta diversos benefícios aos usuários, como performance, capacidade e qualidade das comunicações. As principais vantagens do protocolo de rádio P25 são: 

  • Interoperabilidade;
  • Ampla gama de fornecedores e fabricantes;
  • Compatibilidade com sistemas legados;
  • Segurança nas comunicações de voz e dados;
  • Eficiência espectral;
  • Qualidade de áudio aprimorada;
  • Funcionalidades avançadas. 

Confira nosso portfólio de rádios bidirecionais portáteis, móveis e infraestrutura para o sistema p25.

Saiba mais sobre as soluções oferecidas pela Kofre nos principais protocolos de comunicação crítica. Acesse nossa central de contato. 

Whatsapp