Energia Solar

Os sistemas de energia são essenciais para qualquer solução de comunicação, principalmente quando falamos de sistemas de missão crítica.

Associado a este aspecto, de acordo com as particularidades de cada projeto e regiões onde estão implementadas as Estações Rádio Base (ERB) de uma solução de comunicação, é fundamental que seja projetado um sistema de geração de energia alternativa, como por exemplo os Sistemas Fotovoltaicos (SF).

Estes sistemas de geração e armazenamento de energia elétrica são compostos diferentes equipamentos (baterias, controlador de carga, sistemas de proteção, inversores etc.) e por um conjunto de painéis ou módulos fotovoltaicos que são instalados em suportes de fixação apropriados no solo ou na própria estrutura da torre.

Autonomia do sistema alternativo de energia

Quanto à capacidade do subsistema fotovoltaico, deve ser levado em consideração fatores como sombra ou falta de dias ensolarados, que também refletem na capacidade nominal de produção deste subsistema. Assim sendo, ao se considerar a produção elétrica média diária e mensal, e para se comparar essa produção com os consumos diários e mensais, leva-se em consideração estes fatores para se calcular o tamanho do banco de baterias. Naturalmente, sistemas alternativos de energia sem ligação às redes elétricas gerais terão que ser “sobredimensionados”, de modo a responderem a estas situações de ausência de luminosidade e exigirão um adequado banco de baterias para armazenar carga nos períodos em que a produção excede o consumo, e para fornecer energia nos períodos em que acontece o contrário.

Desta forma afirmamos que o dimensionamento do sistema alternativo de energia obedece a parâmetros teóricos, que não representam necessariamente a realidade de cada site em questão e consequentemente não garante o fornecimento contínuo de energia ininterrupta aos sistemas interligados, podendo ocorrer com isso paralisações das operações dos sistemas se não devidamente monitorados (condições das baterias e fornecimento de corrente pelas placas projetadas).

Whatsapp