Drive Test

Uma das principais etapas do procedimento de testes de aceitação de um Sistema de Rádio e que tem o objetivo de verificar na prática o desempenho de cobertura (ou sinal) do sistema implantado, momento onde se pode inclusive comparar com o que fora projetado através das ferramentas de software de predição de propagação de RF.

As atividades desta etapa devem ser bem criteriosas a fim de se avaliar o comportamento do sistema em todas as áreas de interesse do cliente, e que se resume na coleta do nível de sinal (RSSI – Received Signal Strenght Indicator) e coordenadas geográficas.

Desta forma o produto desta etapa é um relatório detalhado com todos os níveis de sinal incluindo diagramas e gráficos de cores padronizados com base em escalas predefinidas de RSSI. Esta documentação visa confrontar as premissas assumidas na fase de planejamento do sistema de RF e também auxilia na etapa de otimização do sistema recém-implantado, que pode sugerir reajustes de antenas, ou até substituição se for o caso, ajustes de potência dos transmissores, etc. Em alguns casos poderá ser verificada também a necessidade de instalação de BDA e/ou ERBs (Estações Rádio Base) adicionais para atendimento às áreas críticas.

Whatsapp