A indústria siderúrgica é um pilar fundamental para a economia global e a produção de aço vem crescendo mundialmente, de acordo com a Worldsteel, entidade mundial que reúne informações de 71 países, em maio de 2024, houve um crescimento na produção mundial de aço bruto em 1,5% com 165,1 milhões de toneladas (Mt), em comparação com maio de 2023.
No Brasil, em 2023, foram produzidas 31.869 milhões de toneladas, com a utilização da capacidade instalada de 62,5%. Estes dados são do Instituto Aço Brasil, entidade que congrega as usinas produtoras instaladas em território nacional.
Ao todo, são 31 usinas com capacidade de produção de 51 milhões de toneladas e que empregam 126.888 pessoas em efetivo próprio e terceiros.
São diversas pessoas envolvidas em uma série de funções críticas, desde a operação de fornos e maquinários pesados até o monitoramento da qualidade dos produtos finais. Um trabalho que envolve temperaturas extremas, substâncias químicas perigosas e equipamentos de alta potência.
A proteção desses profissionais envolve a implementação de medidas rigorosas de segurança, treinamento contínuo e o uso de tecnologias avançadas. E a Kofre tem experiência quando o assunto é: proteger vidas em condições desafiadoras.
Continue a leitura deste artigo e entenda melhor como as nossas tecnologias ajudam na segurança dos trabalhadores siderúrgicos sem perder a produtividade e a eficiência operacional.
Radiocomunicação Digital
A comunicação eficiente é um pilar essencial para o sucesso operacional em qualquer ambiente industrial, e na indústria siderúrgica, isso se torna ainda mais crítico devido às condições desafiadoras e perigosas em que os trabalhadores operam.
Os radiocomunicadores da Kofre Tecnologia desempenham um papel vital ao facilitar uma comunicação rápida, clara e confiável.
Através de comunicação de missão crítica de voz e dados, trabalhamos com os maiores fornecedores de tecnologia para oferecer soluções de ponta. Como, por exemplo, os sistemas DMR e TETRA.
Na indústria siderúrgica, a escolha entre DMR e TETRA dependerá das exigências operacionais e do nível de complexidade da comunicação necessária. O DMR é geralmente mais simples e mais econômico, sendo ideal para operações industriais que necessitam de comunicação eficiente e de boa qualidade, sem a necessidade de funcionalidades muito avançadas.
Já o TETRA oferece funcionalidades mais robustas e é mais adequado para operações que requerem comunicação crítica, com maior segurança e capacidade de dados.
Ambos os sistemas garantem que a comunicação seja clara, segura e confiável, proporcionando uma base sólida para a coordenação eficiente e segura das operações.
Os radiocomunicadores permitem uma comunicação instantânea entre os trabalhadores, independentemente de sua localização dentro da planta siderúrgica. Isso é essencial para coordenar operações, especialmente em ambientes ruidosos onde outras formas de comunicação podem falhar.
Em situações de emergência, como incêndios, vazamentos de gás ou falhas mecânicas, a comunicação rápida e eficiente pode salvar vidas e minimizar danos. Os radiocomunicadores permitem uma resposta coordenada e eficiente em tais situações.
Leia mais sobre: https://kofre.com.br/dmr-e-tetra-como-escolher-o-padrao-ideal/
LTE e 5G
Transformando diversos segmentos da indústria, as redes LTE e 5G também oferecem várias aplicações que podem melhorar significativamente a segurança, produtividade e gestão operacional na siderurgia.
Com o LTE ou 5G Privado, as organizações podem estabelecer sua própria rede de comunicação móvel. Permitindo assim, o maior controle e gerenciamento dos dispositivos conectados, oferecendo flexibilidade para implantar aplicativos e serviços específicos para a geração de valor ao seu usuário.
Destacamos outras aplicações:
- Monitoramento e controle de máquinas: As redes privadas LTE e 5G permitem a conexão de sensores e dispositivos IoT para monitorar e controlar equipamentos de maneira eficiente. Através das redes é possível utilizar veículos de forma autônoma e robôs de manutenção dentro das instalações siderúrgicas.
Esse monitoramento e controle só é possível pois o 5G fornece conectividade para uma maior quantidade de dispositivos simultâneos, com menor latência e maior estabilidade. A rede funciona em frequências Sub-6 GHz e também pode ser utilizada em ondas milimétricas (mmWave), como a faixa de 28 GHz.
- Automação de processos: Por conta da baixa latência de 1ms, as redes LTE e 5G na siderurgia facilitam a automação de processos industriais, oferecendo uma comunicação confiável e segura.
Seguindo as atualizações do padrão global 3rd Generation Partnership Project (3GPP) e OpenRAN, as redes privadas garantem a integração com infraestrutura e terminais de diversos fabricantes, oferecendo uma quantidade sem igual de opções de fornecedores de tecnologia.
Automatizar os processos dentro de um ambiente industrial traz diversos benefícios como a redução do downtime, minimizando o tempo de inatividade inesperado, garantindo maior continuidade operacional. Além do auxílio na tomada de decisões, pois com os dados integrados é possível uma análise mais completa e decisões mais informadas.
Separamos estes conteúdos que também podem ser do seu interesse:
- As redes privadas LTE ou 5G podem ser projetadas para atender clientes de Missão Crítica?
- Como a rede 5G pode impulsionar a inovação nas empresas.
People Tracking
A implementação de tecnologias de people tracking na indústria siderúrgica é essencial para garantir a segurança dos trabalhadores e a eficiência das operações, pois proporcionam uma visão abrangente da organização.
IoT Crachá Inteligente
Os crachás inteligentes são dispositivos equipados com tecnologias como geolocalização GPS, Low Power GPS, Wi-Fi Sniffer, BLE (Bluetooth Low Energy) e LoRaWAN, para localização precisa em ambientes externos e internos.
O Crachá Inteligente possui diversos modos de operação, como:
-
- Rastreamento de movimento: envio da localização com alta precisão quando o movimento é detectado;
- Rastreamento permanente: envio da localização com intervalo periódico;
- Rastreamento de movimento de início/fim: envio automático de localização durante eventos de início e fim de movimentação;
- Botão de pânico: envia um alerta imediato em casos de emergência;
- Notificação de áreas perigosas ou restritas: através de alto-falante integrado;
- Monitoramento e gerenciamento de evacuação.
Diferente de outros crachás e tecnologias que funcionam em redes celulares que consomem muita energia, este se beneficia da conectividade LoRaWAN, BLE ou WiFi para garantir a máxima eficiência de energia.
Com uma bateria recarregável de 850mAh, permite a operação por mais de um ano com uma única carga e 90 dias considerando o envio de 60 geolocalização diárias, por exemplo.
NTOPUS
O NTOPUS é uma plataforma para Gestão em Tempo Real de Operações de Segurança e Emergências que combina a coleta de dados de localização em áreas abertas (GPS) e localização em áreas fechadas (Bluetooth) com a recepção de sinalizações de campo gerada por múltiplos dispositivos como rádios digitais, crachás Bluetooth, rastreadores portáteis, rastreadores veiculares, crachás Lora, smartphones, entre outros.
Essa plataforma permite uma visão de cenário ampla e integrada,contribuindo com ações assertivas e no menor tempo resposta possível para as equipes de Resposta a Emergência em operações de missão crítica.
A NTOPUS permite identificar padrões de risco e tomar medidas preventivas. Essa solução pode ser acessada de qualquer lugar através de uma conexão com a internet. Seus clusters de servidores hospedados na Google Cloud entregam a máxima disponibilidade, redundância, tolerância a falhas e ambiente totalmente seguro para os seus dados.
Leia também: NTOPUS: Gestão eficiente de operações de segurança e emergência
Soluções fim a fim para indústria de Siderurgia: Conheça a Kofre
Com uma expertise sólida nos ambientes de missão crítica, estamos presentes em todo território nacional há 33 anos atuando em diversos mercados verticais, dentre eles, a indústria siderúrgica.
Através de tecnologias de comunicação crítica, atendemos atualmente as maiores Siderurgias do país. Desta maneira, garantindo a operação contínua com total segurança para todos os colaboradores.
Nossas soluções se adequam às mais diversas necessidades do setor. Converse com um dos nossos especialistas e conheça melhor essas e outras tecnologias.