A comunicação contínua e confiável é uma ferramenta de alto valor e eficiência em minas subterrâneas devido à necessidade de monitoramento constante e coordenação em ambientes de alto risco. Nesse cenário, a tecnologia leaky feeder se torna diferencial nas operações de missão crítica.
No aspecto da eficiência, a comunicação estável entre as equipes melhora a coordenação das operações, permitindo tomadas de decisão rápidas e precisas, reduzindo interrupções e maximizando a produtividade.
Em ambiente subterrâneo, a conectividade favorece o alertas e atualizações em tempo real sobre condições perigosas, como desmoronamentos, vazamentos de gases ou falhas de equipamento.
Saiba como a operação de uma mina pode ser beneficiada com esse robusto sistema de comunicação de missão crítica, lendo até o final.
O que é e como funciona o sistema leaky feeder
Leaky Feeder é um sistema de comunicação utilizado principalmente em ambientes subterrâneos, como minas e túneis, onde a transmissão de sinais de rádio é limitada por obstáculos físicos.
Funciona com um cabo coaxial, ou melhor, um cabo condutor que “vaza” sinais ao longo de sua extensão, fazendo com que os rádios e dispositivos móveis conectados recebam comunicação em áreas onde os sinais convencionais de rádio não alcançam.
Embora seja um sistema de comunicação contínua eficiente, à medida que o sinal percorre distâncias maiores há riscos de enfraquecimento na comunicação.
Para isso, a UQOMM, especialista em soluções de comunicação para ambientes críticos, oferece amplificadores que aumentam a potência do sinal ao longo da extensão do cabo e se configura como parceira nesse quesito.
Com essa amplificação, o Leaky Feeder mantém a comunicação estável e confiável mesmo em grandes áreas ou profundidades, melhorando os resultados de resposta dos dispositivos integrados, que dependem de sinais fortes e consistentes para garantir eficiência.
Leia mais: A Transformação Digital no Setor de Óleo e Gás
O sistema na prática
Minas subterrâneas apresentam uma série de dificuldades em termos de comunicação, como a profundidade, a complexidade das galerias e o bloqueio de sinais por rochas densas.
E a dificuldade promovida por essas barreiras pode comprometer a comunicação tradicionalmente via rádio ou celular e dificultar a coordenação entre equipes e a resposta rápida a emergências, por exemplo.
Nesses casos, o sistema Leaky Feeder ajuda a superar essas dificuldades ao permitir a transmissão contínua de sinal em longas distâncias e em ambientes fechados, como túneis de minas.
Integrado a redes, LTE e 5G, fornecem alta largura de banda, monitoramento de sensores e rastreamento de trabalhadores em tempo real, mesmo em áreas remotas, essenciais para a segurança e a eficiência operacional em ambientes desafiadores.
Além disso, a viabilidade de integração com dispositivos IoT monitoram fatores como gases, temperatura e vibrações, transmitem dados para os centros de controle, gerir sua operação de maneira proativa e segura.
Aumenta eficiência na comunicação
Conheça melhor soluções que ajudam a superar os desafios comuns de comunicação em áreas remotas e de difícil acesso, onde tecnologias convencionais falham devido à obstrução de sinais.
Com a nossa expertise, é possível viabilizar comunicação segura ao longo de túneis e galerias, melhorando a segurança e facilitando a coordenação das operações em ambientes de comunicação crítica.
Você poderá contar com a integração entre tecnologias avançadas permitindo que dados sejam coletados e monitorados em tempo real, aumentando a eficiência das operações e o controle sobre os processos.
E também tem acesso a suporte técnico especializado, treinamento e manutenção, assegurando o bom funcionamento da infraestrutura de comunicação em ambientes desafiadores.
Entre em contato e saiba como um sistema de comunicação robusto poderá auxiliar na operação da sua organização.