5G no Agronegócio: Transformação tecnológica e oportunidades

O 5G no agronegócio tem gerado grande expectativa no segmento agrícola.

A expectativa em torno do avanço para a quinta geração das redes móveis, o 5G, é palpável, especialmente para os produtores rurais.

Com uma velocidade média estimada em um gigabyte por segundo, cerca de dez vezes mais rápida que seu antecessor, o 4G, as possibilidades tecnológicas se expandem exponencialmente, prometendo revolucionar o setor agrícola. 

A importância do 5G no agronegócio

A rede 5G permite a cobertura de áreas que não são contempladas pelas redes 4G. No agronegócio, há uma necessidade muito grande de volumes de dados transmitidos.

As conexões entre máquinas agrícolas, estações de monitoramento de lavouras ou até mesmo estações meteorológicas, possuem a necessidade de precisão no monitoramento para que de forma segura ações necessárias na operação, possam ser realizadas.

Podemos citar como exemplo prático as áreas que precisam de irrigação e que não podem ter atraso no processo.

Com isso, o comando precisa ser feito de maneira rápida, sendo necessária uma infraestrutura de comunicação sem fio veloz, com baixa latência e confiável. 

Com isso, o 5G se mostra como um grande aliado da agricultura principalmente no que se refere à eficiência energética, economia de água ou até mesmo de defensivos.

Isso porque, através do monitoramento e análise adequada dos dados, é possível entender o momento que essas atividades precisam ser realizadas.

Utilizando por exemplo, instrumentos de medição através das conexões sem fio.

Benefícios do 5G no Agronegócio

A capacidade de interconexão de dispositivos no campo é um dos maiores trunfos do 5G.

As tecnologias como Inteligência Artificial e Machine Learning são essenciais para tornar o setor agro mais inteligente.

Essas ferramentas permitem o aprendizado por reforço e a utilização de robôs em tarefas repetitivas e de alta precisão.

Velocidade

A rede 5G oferece uma velocidade e uma capacidade de dados muito superiores à outras redes, podendo chegar a 20 Gbps e suportar um maior volume de dados por superfície e um maior número de dispositivos conectados simultaneamente.

O 5G pode atingir velocidades até 100 vezes mais rápidas que o 4G. 

Baixa latência

A rede pública 5G tem uma latência muito baixa.

Dentro do agronegócio esse fator é crucial pois refere-se ao “tempo de resposta” da rede, ou seja, o momento que você aperta o comando “pausar” e o instante que a máquina remotamente começa a parar.

O 5G tem uma latência reduzida de dezenas para cem milissegundos. 

Amplitude

As redes 5G funcionam por meio de ondas de rádio. Contudo, o espectro coberto pela quinta geração da banda larga móvel é bem maior que os anteriores (como o 4G) espalhando-se entre 600 e 700 MHz, 26 e 28 Ghz e 38 e 42 GHz.

Nesse sentido, o 5G tem um papel fundamental para que a comunicação sem fio ocorra de maneira confiável dentro do campo.

A amplitude do 5G é suficiente para que toda uma propriedade consiga se manter conectada, produzindo e extraindo dados.

Confiabilidade

No segmento da agricultura a confiabilidade de um rede é fundamental para manter o monitoramento das lavouras e a troca de informações de maneira rápida, eficiente e segura.

No dia a dia do campo, muitos processos precisam ser realizados sem atraso. Como a irrigação de um terreno ou lançamento do defensivo.

Em diversos campos que ainda não aderiram às redes 5G, ainda é necessário que as pessoas sejam posicionadas em determinados horários do dia para realizar atividades que poderiam ser automatizadas.

Desafios para a implementação do 5G no campo

Apesar dos avanços promissores, há obstáculos a serem superados para uma implementação eficaz do 5G no campo.

O Brasil, pela sua extensão territorial, enfrenta desafios de cobertura de internet, especialmente em regiões remotas com infraestrutura deficiente.

Kofre: Tecnologia a serviço da vida em condições desafiadoras

Nesse contexto, a Kofre se destaca como uma empresa comprometida com o propósito de utilizar a tecnologia para enfrentar desafios críticos.

Com a missão de aplicar soluções avançadas para melhorar a eficiência e a sustentabilidade no agronegócio, a Kofre busca aproveitar o potencial do 5G para promover a conectividade inteligente no campo.

Movida pelo propósito “Tecnologia a Serviço da Vida em Condições Desafiadoras”, a Kofre empenha-se em impulsionar a implementação do 5G no agronegócio, visando melhorias significativas na produtividade, na gestão sustentável e na eficiência operacional para enfrentar os desafios do setor.

Combinando expertise em comunicação crítica, tecnologia 5G e uma visão voltada para a evolução do agronegócio, a Kofre se posiciona como uma aliada estratégica para a transformação digital no campo, promovendo um futuro mais conectado, eficiente e sustentável para o setor.

A KOFRE Tecnologia, com mais de 33 anos de experiência integrando soluções de comunicação crítica para diversos segmentos.

Estamos preparados para oferecer o 5G para os seus clientes, com qualidade, confiança e segurança.

Entre em contato conosco e saiba mais sobre as nossas soluções.